Science World está de volta

O nosso e vosso blogue "Science World" está de volta e melhor do que nunca.

E se todas as Pessoas na Terra saltassem ao mesmo tempo?

Há cerca de 7 mil milhões de pessoas na Terra com um peso aproximado de 363 mil milhões de quilos. Dados estes factos já certamente pensou se todas as pessoas do Mundo saltassem ao mesmo tempo, o que aconteceria?

Por que não nos lembramos de quando éramos bebês?

É consenso entre os especialistas que os primeiros anos de vida são fundamentais na formação de cada indivíduo, mas apesar da importância que eles têm, não é possível lembrar do que vivemos antes de completar 30 meses, ou dois anos e meio de idade. Então porque é que isto acontece?

Quando tempo podemos viver sem água?

É impressionante as várias capacidades do Homem mas este têm necessidades básicas, comida, ar e água são algumas delas, usando a regra dos três dos especialistas de sobrevivência é muito fácil saber quanto tempo podemos passar sem estas necessidades básicas.

Macrófagos injetados no cérebro podem combater progressão de Alzheimer

Um grupo de pesquisadores da Charité – universidades alemãs de Berlim e de Freiburg – foi capaz de documentar pela primeira vez como o sistema imunológico pode combater até mesmo a progressão da doença de Alzheimer.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Posted by Science World On sexta-feira, novembro 05, 2010 0 comentários

Cientistas dão passo importante para concretização do vídeo holográfico em tempo real


Pesquisadores da Universidade do Arizona (UA) em Tucson, EUA, desenvolveram um sistema holográfico que pode transmitir uma série de imagens 3D quase em tempo real, um precursor para a videoconferência holográfica.
O sistema incorpora um novo polímero foto refrativo – pode atualizar imagens holográficas rapidamente – acoplado a um sistema exclusivo de gravação e transmissão de imagens 3D de indivíduos e objetos via Internet.
“Esse avanço nos deixa um passo mais perto da meta final da tele presença holográfica realista com imagens 3D de alta resolução, a cores e em tamanho humano, que podem ser enviadas nas taxas de atualização de vídeo de uma parte do mundo para o outro,” diz o coautor e líder do projeto Nasser Peyghambarian da UA.
Os pesquisadores já tinham demonstrado um sistema de exibição de polímero atualizável, mas ele podia atualizar imagens apenas uma vez a cada quatro minutos. O novo sistema pode atualizar imagens a cada dois segundos; embora ainda não seja o ideal para um monitor, cuja taxa é mais de cem vezes mais rápida.
Além disso, usando um sistema de laser simples para gravar imagens no polímero foto refrativo, os pesquisadores puderam exibir elementos visuais em cores. Apesar de a taxa de atualização atual em um vídeo multicolorido ainda ser mais baixa do que em imagens monocromáticas, o desenvolvimento sugere que um verdadeiro sistema multicolorido 3D pode ser viável.
“Esta descoberta abre novas oportunidades para a óptica como meio de transporte de imagens em tempo real,” diz Lynn Preston, diretor do Centro de Pesquisas de Engenharia da NSF (Fundação de Ciência Nacional) dos Estados Unidos. “Um sistema desse tipo pode ter um impacto importante sobre tele presença, telemedicina, projeto e manufatura de engenharia e outras aplicações. Este é um resultado precoce e tremendamente importante deste centro de três anos de idade”.

Posted by Science World On sexta-feira, novembro 05, 2010 0 comentários

Equipe identifica proteína que promove resposta inflamatória que leva ao diabetes

Pesquisadores da Universidade da Califórnia e da Faculdade de Medicina de San Diego, nos EUA, descobriram que uma proteína chamada multi-tasking FOXO1 tem outra função importante, mas até então desconhecida: ela interage diretamente com os macrófagos, promovendo uma reação inflamatória que pode levar à resistência à insulina e diabetes. Ao contrário, ele também gera um resultado negativo que pode limitar o dano de uma inflamação excessiva.
A FOXO1 pertence a um grupo de fatores bem conhecidos e fundamentais para determinar o destino das células. Pesquisas anteriores já haviam mostrado que a FOXO1 ajuda a conduzir a manifestação de genes envolvidos no câncer, diabetes e envelhecimento. Um aspecto incomum da FOXO1 é que a exposição à insulina faz com que células excluam a proteína de seus núcleos, inativando-a.
Olefsky e colegas conduziram um estudo de sequenciamento em massa para encontrar todos os lugares do genoma humano onde se liga FOXO1 aos genes e os influencia. Eles detectaram cerca de 10 mil sites, mas um grupo atraiu imediatamente a atenção: a via inflamatória no macrófago – um tipo de glóbulo branco que ingere invasores estrangeiros e é um jogador importante na resposta imunitária.
Os cientistas descobriram que FOXO1 independente se liga à região promotora do gene Toll-like receptor4 (TLR4), uma proteína na superfície de macrófagos que age para ligar e reconhecer moléculas microbianas derivadas. “TLRs são as portas de entrada para sinalização inflamatória no macrófago. Eles iniciam a resposta inflamatória”, diz Olefsky. “Descobrir que FOXO1 os regula é um achado muito importante”.
Especificamente, Olefsky disse FOXO1 se comporta como um agente de condicionamento. “Fica o macrófago ativado e pronto”. Isso em si não é necessariamente um problema. Na verdade, provavelmente é parte do FOXO1, sua função normal. Mas em pessoas que sofrem de obesidade ou diabetes tipo 2, FOXO1 pode agravar uma inflamação já existente. Isso pode resultar em macrófagos ainda mais sensíveis, derramando gasolina sobre um incêndio inflamatório.
O início de uma resposta inflamatória por FOXO1 também começa um processo de finalização dela – pelo menos em sistemas saudáveis.
 ”FOXO1 macrófagos apronta para responder de forma agressiva a uma inflamação, mas obviamente você não quer isso por muito tempo”, disse Olefsky. “Assim, as bombas de macrófagos com as citosinas inflamatórias saem para fazer suas coisas, mas essas citosinas também voltam para trabalhar no macrófago, induzem a FOXO1 a deixar o núcleo e desativar. É uma resposta bastante forte, embora geralmente se precise mais do que um deste retorno negativo para controlar um processo. ”
A descoberta do papel da FOXO1 acrescenta outro elemento importante para uma melhor compreensão de um processo inflamatório e o trabalho do sistema imunológico, disse Olefsky. Isso ajuda a explicar como a obesidade e diabetes tipo 2, que resultam em redução do sinal de insulina, podem levar ao aumento da inflamação
Aplicações práticas para as novas descobertas são menos claras. FOXO1 não é um alvo típico para drogas terapêuticas. Os fabricantes de medicamentos teriam de inventar um novo método para interferir com FOXO1. “Uma pequena molécula pode fazê-lo”, disse Olefsky. “Isso é possível, mas por enquanto isso é uma incógnita”.

Posted by Science World On sexta-feira, novembro 05, 2010 0 comentários

Buraco Negro



Até Albert Einstein duvidou da existência de buracos negros no espaço, a prova disso é uma declaração que fez em 1939 em um famoso trabalho onde deixou claro que buracos negros não existiam. Estudos posteriores mostraram exatamente o contrário, a morte das estrelas comprovou a existência desses misteriosos buracos. 

Uma estrela é basicamente uma bola de gás comprimida com grande quantidade de energia. Essa energia é proveniente da fusão nuclear presente no interior das estrelas. Se uma estrela for muito grande (aproximadamente 20 vezes a massa do sol) e começar a perder energia, ela se transformará em um buraco negro. 

Mas o que vem a ser um buraco negro?

É um corpo espacial muito denso, ou seja, tem muita massa e pouco volume. Por esse motivo têm uma gravidade muito forte. Essa força é capaz de atrair até a luz, por isso o termo buraco negro. 

Toda forma de matéria e energia que passa pela zona vizinha ao buraco negro, fica presa para sempre. Teoricamente, o buraco negro pode ter qualquer tamanho, de um pequeno microscópio a gigantesco, tendo três características especificas: massa, spin e carga elétrica. 

Verdades sobre a ida a um buraco negro: 

- Com certeza o ambiente não seria muito aconchegante dentro desse astro, uma pessoa provavelmente não sobreviveria a esta viagem, a gravidade iria exercer forças irresistíveis e o corpo seria desmanchado de forma agressiva. 

- Qualquer corpo que se aproximasse de um buraco negro se transformaria em uma máquina de radiografia ambulante, pois a emissão de raios X é muito elevada nesse ambiente espacial. 

Posted by Science World On sexta-feira, novembro 05, 2010 1 comentários

Governo indiano diz que fãs de Harry Potter são uma ameaça para as corujas selvagens


O ministro indiano do Ambiente, Jairam Ramesh, acusou os fãs do jovem feiticeiro Harry Potter, personagem criada pela escritora britânica J.K.Rolling, de contribuirem para o declínio das populações de corujas selvagens na Índia.
Metade das 30 espécies de corujas na Índia pode ser encontradas à venda nos mercados


Os livros e filmes do feiticeiro e da sua coruja Hedwig são muito populares na Índia e, segundo Ramesh, ajudam a explicar o desaparecimento gradual daqueles animais. Cada vez há mais pessoas a quererem comprar corujas em mercados paralelos, constatou durante a apresentação do censo indiano de corujas.

“Depois do interesse no Harry Potter, parece existir um estranho fascínio mesmo na classe média das cidades, onde os pais querem oferecer corujas aos filhos”, comentou Ramesh, citado ontem pela BBC.

O relatório, da responsabilidade do grupo de conservação Traffic, concluiu que cada vez mais corujas, espécies muito ameaçadas na Índia, estão a ser capturadas, vendidas e mortas em alguns rituais de bruxaria e magia negra. O documento afirma que metade das 30 espécies de corujas que ocorrem na Índia pode ser encontradas à venda nos mercados.

“A vida selvagem da Índia já está a enfrentar muitas pressões: o fardo adicional de mortes por ignorância ou medo não pode ter lugar nesta sociedade moderna”, comentou o ministro do Ambiente.

“As corujas são tão importantes para os nossos ecossistemas como os tigres”.

Posted by Science World On sexta-feira, novembro 05, 2010 0 comentários

Entrevista ao Hacker Brasileiro Fuz1ler0

Entrevista a um Hacker Basileiro, que deu esta entrevista via Menssenger, mantendo assim o anonimato.
Nesta Entrevista o Hacker fala dos seus golpes, das pessoas do ramo, dos bancos e dos alvos dos seus golpes.
Não perca:





Posso saber seu nome?

Fuz1ler0 diz: então, meu nome não tem como, estou no ramo errado, né, cara? Se der bobeira os homens me acham... hehe
Mas você pode me explicar porque "Fuz1ler0"?
Fuz1ler0 diz: Claro, é coisa meio besta. Antes de estar nesse ramo eu tentei entrar nas Forças Armadas
E o que você faz exatamente no ramo?

Fuz1ler0 diz: olha, nesse ramo aí, (trabalho com) banker (vírus que rouba dados bancários), carder (vírus que rouba senha e informações de cartão de crédito). Tenho várias funções, embora alguns se dediquem apenas a uma coisa. Eu faço várias, sou programador. Faço também os envios, ou seja, spam.


E que tipos de spam você dispara?

Fuz1ler0 diz: São e-mails em que a mensagem é uma engenharia social, como chamamos. Nesses emails são enviadas mensagens de recadastro bancário ou notícias da atualidade com o intuito de enganar o leitor, para que ele instale um aplicativo que chamamos de KL (keylogger – programa que registra tudo que é digitado no computador)


Tem algum tipo de mensagens com as quais vocês têm mais sucesso? Tipo, mais pessoas enganadas?

Fuz1ler0 diz: Olha, as mensagens com mais sucesso são bombas da atualidade e promoções. Você se lembra da vez que vazaram as provas do Enem? Aquela foi uma ótima mensagem. Outra foi da Visa, a mensagem era recadastramento do cartão de crédito, concorrendo a passagens para a África do Sul, hehehe. Essa da Visa passou até no Jornal Hoje. Foi perto do Carnaval. Já a do Enem era o seguinte: falava das provas e mostrava uma imagem de um vídeo dos caras roubando as provas. Mas o "vídeo" era uma kl banker, que rouba os dados bancários.


E quando você fala "a gente" é sempre o mesmo grupo? Você e mais quantos?

Fuz1ler0 diz: Antes eu trabalhava com um grupo, no tempo do Enem. Hoje em dia estou sozinho. Estou parado faz dois meses.
O grupo tinha nome?
Fuz1ler0 diz: Não. Só alguns têm nome, como os Galácticos do Maranhão. Esse lance de trabalhar em grupo não rola, o risco de cair é maior.
Por que você está parado?
Fuz1ler0 diz: A grana é boa. Grana fácil todos querem. O perigo, sim, é grande.
Grana boa quanto? Quanto você já chegou a ganhar num golpe?
Fuz1ler0 diz: 20 mil. Por isso muitos não conseguem parar. É dinheiro fácil.



Você nunca fez outros tipos de golpe, como os que criam histórias mirabolantes para roubar dinheiro?

Fuz1ler0 diz: Recebi uma semana passada.
Mas nunca fez uma dessas?Fuz1ler0 diz: Não. Só com intenção de roubar informações, ou bancárias ou de cartões.
Por quê? É mais fácil? 
Fuz1ler0 diz: Creio que sim. Já vai direto ao assunto



É possível saber quantas pessoas caem em um determinado golpe?

Fuz1ler0 diz: Mais ou menos. Nós enviamos muitos emails, no outro dia vem o resultado. Antigamente era melhor, a cada dia está ficando mais dificil.
- Por quê?
Fuz1ler0 diz: O pessoal está mais inteligente. E outra: são os bancos que mudam a cada dia.



Especialistas me disseram que os sites de bancos do Brasil estão entre os melhores do mundo.

Fuz1ler0 diz: Isso o povo lá fora diz, para nós que estamos no ramo eles são os piores, hehe

Posted by Science World On sexta-feira, novembro 05, 2010 0 comentários

Nova espécie de primata descoberta na Birmânia

 


Uma equipa internacional de primatólogos (profissional que estuda os primatas não humanos) descobriu uma nova espécie de macaco, na Birmânia e apenas se registam entre 260 e 330 exemplares – animais em grave perigo de extinção. A espécie, baptizada de Rhinopitecus Strykeri, tem o pêlo negro, orelhas arrebitadas e ligeiramente brancas, assim como a barba e a zona perineal, segundo descreve um artigo publicado no «American Journal of Primatology».
A equipa de biólogos, liderada por Ngwe Lwin, da Associação de Conservação da Natureza e Biodiversidade de Myanmar (Birmânia), avança que o primata tem ainda uma cauda equivalente, em comprimento, ao seu corpo. E embora a espécie – "nwoah" que significa macaco de cara virada para cima, no dialecto local – seja nova para a ciência, não o é para os caçadores.

Por ter o nariz virado para cima, quando chove tem tendência para espirrar e para evitar a entrada da chuva, senta-se com a cabeça nos joelhos em dias chuvosos. Este animal encontra-se especialmente em Kachin State, Norte de Myanmar – uma zona geograficamente isolada de outras especies e que pode explicar por que não tinha sido descoberta mais cedo.

A equipa de biólogos, liderada por Ngwe Lwin, da Associação de Conservação da Natureza e Biodiversidade de Myanmar (Birmânia), avança que o primata tem ainda uma cauda equivalente, em comprimento, ao seu corpo. E embora a espécie – "nwoah" que significa macaco de cara virada para cima, no dialecto local – seja nova para a ciência, não o é para os caçadores.
Incomodado pela chuva
Por ter o nariz virado para cima, quando chove tem tendência para espirrar e para evitar a entrada da chuva, senta-se com a cabeça nos joelhos em dias chuvosos. Este animal encontra-se especialmente em Kachin State, Norte de Myanmar – uma zona geograficamente isolada de outras especies e que pode explicar por que não tinha sido descoberta mais cedo.

Frank Momberg, primatólogo coordenador do programa da Organização Fauna & Flora Internacional, entrevistou alguns caçadores e estes sugerem que o macaco passou os meses de Verão, entre Maio e Outubro, em locais altos, em florestas mistas e temperadas. Durante o Inverno, descem para junto de aldeias, por as nevadas escassearem alimentos.

Já se tinham registado primatas de nariz chato na China e no Vietname, mas é a primeira vez que se encontram em Myanmar. Os investigadores não conseguiram fotografar nenhum exemplar e, por isso, reconstruíram um desenho em Photoshop para o divulgarem.

Posted by Science World On sexta-feira, novembro 05, 2010 1 comentários

Marte teve condições para ser habitado



O clima em Marte mudou drasticamente há 3500 milhões de anos e passou de quente e húmido para seco e frio. Esta é a conclusão de uma equipa de geólogos da Universidade de Brown (EUA) que descobriu uma grande quantidade de sílica hidratada depositada num cone vulcânico, o que indica que no passado o planeta vermelho teve micro-ambientes com condições para serem habitados.

Os dados sobre a composição do cone, na caldeira Nili Patera, foram recolhidos pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA. Esta permitiu a identificação da sílica hidratada, um mineral que demonstra que houve água nesse local, sendo esta, até agora, a evidência mais clara de um ambiente hidrotermal em Marte – uma fumarola ou nascente de água quente.

"O calor e a água necessários para criar esse depósito provavelmente tornaram essa zona habitável", referiu J.R. Skok, da Universidade Brown, autor principal do artigo publicado na revista Nature Geoscience.

Até agora, nenhum estudo foi capaz de determinar se já houve vida em Marte, mas os novos resultados indicam que, em algumas épocas e lugares, o planeta pode ter tido ambientes capazes de sustentar microorganismos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...