Science World está de volta

O nosso e vosso blogue "Science World" está de volta e melhor do que nunca.

E se todas as Pessoas na Terra saltassem ao mesmo tempo?

Há cerca de 7 mil milhões de pessoas na Terra com um peso aproximado de 363 mil milhões de quilos. Dados estes factos já certamente pensou se todas as pessoas do Mundo saltassem ao mesmo tempo, o que aconteceria?

Por que não nos lembramos de quando éramos bebês?

É consenso entre os especialistas que os primeiros anos de vida são fundamentais na formação de cada indivíduo, mas apesar da importância que eles têm, não é possível lembrar do que vivemos antes de completar 30 meses, ou dois anos e meio de idade. Então porque é que isto acontece?

Quando tempo podemos viver sem água?

É impressionante as várias capacidades do Homem mas este têm necessidades básicas, comida, ar e água são algumas delas, usando a regra dos três dos especialistas de sobrevivência é muito fácil saber quanto tempo podemos passar sem estas necessidades básicas.

Macrófagos injetados no cérebro podem combater progressão de Alzheimer

Um grupo de pesquisadores da Charité – universidades alemãs de Berlim e de Freiburg – foi capaz de documentar pela primeira vez como o sistema imunológico pode combater até mesmo a progressão da doença de Alzheimer.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Posted by Science World On quinta-feira, outubro 28, 2010 0 comentários

Universidade japonesa desenvolve máquina que “imprime” aromas nas fotos

É, não falta mais nada nesse mundo. Um grupo de estudantes da universidade de Keio, em Tóquio, está desenvolvendo um tipo de impressora que, além da imagem, imprime também ocheiro da respectiva foto. O conceito parece tão complexo quanto o daquela TV que emitiria aromas correspondentes ao que estava passando na tela (lembra?), mas os responsáveis pelo projeto da impressora garantem que é possível. O truque estaria no bombeamento da tinta de uma impressora comum: dispositivos aromatizantes ficariam acoplados ao cartucho de tinta, permitindo a impressão precisa do “cheiro certo” no lugar exato da imagem. Vale dizer que a mistura de cheiros não é igual à mistura de cores, ou seja, é difícil criar novos perfumes apenas combinando aromatizantes diferentes. E é por isso que, até agora, apenas quatro perfumes foram desenvolvidos.

O projeto vai ser apresentado na semana que vem em uma conferência de tecnologia em Florença, na Itália. Se aprovado, em alguns anos vamos ser capazes de adquirir essas belezinhas. E fica a pergunta: qual cheiro você gostaria de imprimir em uma foto?

Posted by Science World On quinta-feira, outubro 28, 2010 0 comentários

25% dos recifes de coral sob ameaça de extinção

Os recifes de coral, considerados as “florestas tropicais” dos oceanos, estão a enfrentar ameaças sem precedentes devido às mudanças climáticas, incluindo os danos causados pelos ciclones tropicais, cada vez mais graves, e a acidificação dos oceanos.

Estes factores são responsáveis pela perda de 20 por cento da área original de recifes, sendo que 25 por cento dos sistemas ainda existentes estão sob ameaça durante os próximos 100 anos.

Estes dados da Organização Mundial de Meteorologia (OMM) foram divulgados no relatório“Clima, Carbono e Recifes de Coral”, que alerta ainda para a necessidade da coordenação de acções internacionais para garantir a sobrevivência dos corais a longo prazo, o que implica 
empenho e investimento financeiro”.

Os recifes de coral tropicais, que cobrem 0,2 por cento dos oceanos e contêm 25 por cento das espécies marinhas, têm enfrentado nas últimas duas décadas uma ameaça global crescente: o aumento da concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

"As emissões elevadas de CO2 levam ao aprisionamento de calor na atmosfera, o que causa o aquecimento do oceano e o consequente branqueamento de corais, provocando a sua mortalidade em massa”, explica o relatório, acrescentando que “os altos níveis de CO2 provocam a acidificação dos oceanos, o que reduz a capacidade dos recifes de coral para crescerem e manterem sua estrutura e função”.
O relatório adverte também para a necessidade de se realizarem novas investigações sobre os impactos das mudanças climáticas nos recifes de coral, a fim de dotar os organismos responsáveis pela protecção destes sistemas de novos métodos para precaver a sua extinção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...