Science World está de volta

O nosso e vosso blogue "Science World" está de volta e melhor do que nunca.

E se todas as Pessoas na Terra saltassem ao mesmo tempo?

Há cerca de 7 mil milhões de pessoas na Terra com um peso aproximado de 363 mil milhões de quilos. Dados estes factos já certamente pensou se todas as pessoas do Mundo saltassem ao mesmo tempo, o que aconteceria?

Por que não nos lembramos de quando éramos bebês?

É consenso entre os especialistas que os primeiros anos de vida são fundamentais na formação de cada indivíduo, mas apesar da importância que eles têm, não é possível lembrar do que vivemos antes de completar 30 meses, ou dois anos e meio de idade. Então porque é que isto acontece?

Quando tempo podemos viver sem água?

É impressionante as várias capacidades do Homem mas este têm necessidades básicas, comida, ar e água são algumas delas, usando a regra dos três dos especialistas de sobrevivência é muito fácil saber quanto tempo podemos passar sem estas necessidades básicas.

Macrófagos injetados no cérebro podem combater progressão de Alzheimer

Um grupo de pesquisadores da Charité – universidades alemãs de Berlim e de Freiburg – foi capaz de documentar pela primeira vez como o sistema imunológico pode combater até mesmo a progressão da doença de Alzheimer.

domingo, 31 de outubro de 2010

Posted by Science World On domingo, outubro 31, 2010 0 comentários

Especial Halloween: Top Lugares Assustadores [2] Parque Nacional Madidi


Parque Nacional de Madidi, Bolivia

Estamos acostumados a ficar no topo da cadeia alimentar, sempre. Mas nessa floresta quente e húmida a coisa não funciona bem assim: nós, humanos, podemos ser o jantar! Javalis correm por lá, capazes de despedaçar qualquer pessoa desprevenida, vermes tentam se banquetear da sua carne mesmo com você vivo, lombrigas infestam facilmente seu sistema digestivo e fungos atacam sua pele. Até mesmo algumas folhas e borboletas são venenosas e tocá-las pode causar dor por várias horas.




Posted by Science World On domingo, outubro 31, 2010 0 comentários

Encontradas primeiras evidências de matéria escura

Dois investigadores norte-americanos afirmam ter encontrado evidências que, pela primeira vez, confirmam a existência de matéria escura, substância que compõe a maior parte do universo, segundo os especialistas.

A matéria escura não reflecte a luz, pelo que não pode ser observada directamente por telescópios, tornando-se “invisível”. Desta forma, era até agora inferida pelos cientistas através da medição da sua força gravitacional sobre a restante matéria visível.

No entanto, Dan Hooper, da Universidade de Chigago e Lisa Goodenough, da Universidade de Nova Iorque, detectaram, a partir de explosões gigantes no centro da Via Láctea, sinais de destruição de partículas de matéria escura. Os dados recolhidos foram enviados à revista Physics Review Letters B e aguardam agora a revisão de outros físicos e astrónomos.

Segundo Dan Hooper, o que observaram coincide apenas com as características da matéria escura e que, embora “seja difícil ter a certeza de que nenhuma hipótese foi esquecida, não há alternativas mais plausíveis”.

As observações realizadas mostram que a matéria escura é composta por partículas designadas por WIMPs, cuja massa é nove vezes maior do que a de um protão (entre 7,3 e 9,2 giga-electrão-volt [GeV]).

A teoria da matéria escura foi criada em 1930 e surgiu como uma explicação para a velocidade das estrelas e galáxias, que deveria ser motivada por uma quantidade de matéria muito maior do que a visível.

Os especialistas acreditam que, do total do universo, 72 por cento é energia escura, 23 por cento é matéria escura e apenas cinco por cento corresponde à matéria visível.


Primeiro mapa 3D da proporção de matéria escura no universo (Clique para aumentar |Imagem: ESA)

Posted by Science World On domingo, outubro 31, 2010 0 comentários

Especial Halloween: Top Lugares Assustadores [1] Cavernas de Gomantong



Cavernas de Gomantong

Como em um filme de horror, nessa caverna você pode ver a escuridão se movendo! Se milhões de morcegos não te assustam, as milhões de baratas com certeza farão isso. Elas se alimentam principalmente do “guano” – as fezes dos morcegos – mas sua dieta não inclui apenas isso: se qualquer animal cai no meio das baratas é devorado rapidamente, deixando para trás apenas os ossos.


Cavernas de Gomantong é um intricado sistema da caverna monte interno de Gomantong. O monte é o outcrop o maior da pedra calcária no Abaixe Kinabatangan área, Sandakan divisão, no Malaysian estado de Sabah. Situated em a Parques de Sabah a reserva da floresta, as cavernas e a área circunvizinha são uma área protegida para animais selvagens, especialmente orangutans. Investigação do guano os depósitos foram feitos primeiramente em 1889 por J.H. Allard da companhia de China Bornéu, e as cavernas foram traçados primeiramente pelo P. Orolfo em 1930.
O sistema principal da caverna é dividido em duas porções: o Simud mais acessível Hitam (caverna preta), e o Simud maior Putih (caverna branca) que se encontra acima. Os nomes consultam ao tipo principal de ninhos produzidos perto swiftlets em cada caverna. O sistema da caverna é home a muitos outros animais, including populações maciças de baratas e bastões. Fora de um pode ver águias crested da serpente, kingfishers, e fairy Asian bluebirds. O acesso está no formulário de uma passagem de madeira que circuita o interior.
Por séculos, as cavernas foram renowned para seu artigo de valor edible swiftlet ninhos, que são colhidos para sopa do ninho do pássaro. Mais o artigo de valor dos ninhos, brancos, pode vender para preços muito elevados.
Gomantong CavesA coleção do ninho dos pássaros é uma tradição antiga, e negociar destes ninhos foi feito desde pelo menos o ANÚNCIO 500. Duas vezes um ano, de fevereiro a abril e a julho a setembro, os locals com licenças escalam ao telhado das cavernas, usando-se somente rattan escadas, cordas, e bambu os pólos, e coletam os ninhos. A primeira coleção ocorre cedo na estação produzindo antes que os swiftlets coloquem seus ovos. Os pássaros fazem então um outro ninho em que colocam finalmente seus ovos. Depois que os jovens fledged, a segunda coleção está feita. Cuidado deve ser tomado para assegurar que os ninhos estão coletados somente depois que os swiftlets novos abandonaram estes ninhos. Estes indivíduos são muito muito na demanda pelos povos e as comunidades que prendem as licenças colhendo do governo. Os ninhos dos pássaros Edible são protegidos sob o Ordinance do ninho dos pássaros e o Enactment da floresta de 1968. As multas e as penalidades pesadas são impostas sobre unlicensed coletores.
Cada noite, sobre 2 milhão bastões residentes espirala para fora para sua alimentação da noite. Enquanto os bastões saem, os swiftlets estão começando geralmente a fazer sua parte traseira da maneira às cavernas após foraging de um dia. Há também falcões do bastão isso linger não longe da cena e da rapina especificamente nos bastões enquanto saem de seu roost.
Mais em Things Asian (original - inglês)

Posted by Science World On domingo, outubro 31, 2010 0 comentários

Aranhas com poucas chances de acasalamento preferem as virgens

Anteriormente, os cientistas pensavam que as aranhas machos se interessavam pelo tamanho das fêmeas, porque as maiores tendem a ser mais férteis. Porém, uma nova pesquisa revelou que as aranhas que só têm relações sexuais uma ou duas vezes na vida preferem as virgens.
Em experimento, os pesquisadores colocaram duas fêmeas, uma maior do que a outra, perto de machos em laboratório e na natureza. Independentemente de seu tamanho, a maioria das fêmeas recebeu um visitante masculino ou dois. Ao contrário das expectativas dos pesquisadores, as virgens foram as favoritas. Entre os 21 pares de fêmeas (uma virgem e uma não-virgem), as virgens atraíram e acasalaram com 12 presas do sexo masculino. Apenas um macho optou por fazer sexo com uma parceira experiente.
Segundo os pesquisadores, há espécies de aranha que só tem uma chance de acasalar, porque suas parceiras os comem após a cópula. Mesmo os que têm a sorte de escapar deste canibalismo sexual só conseguem acasalar mais uma vez.
Por exemplo, as aranhas vespas têm testículos que produzem espermatozóides, mas não têm pênis. Em vez disso, os aracnídeos ejaculam em uma pequena teia e em seguida, armazenam o esperma em “pedipalpos”, que se parecem com luvas de boxe.
Para iniciar o acasalamento, o macho vai até a teia de uma fêmea. Em seguida, ela assume uma posição de cópula característica, e o macho se aproxima e coloca um pedipalpo em um dos dois dutos genitais da barriga da fêmea.
É nessa hora que as coisas começam a ficar perigosas. No segundo contato genital, a fêmea de repente se inclina, e parece que o macho a apunhala. Então, ele tem apenas alguns segundos para completar sua missão antes que ela comece a enrolá-lo na sua teia. Mais de 70% das aranhas vespas acabam virando refeição pós-coito desta forma.
Durante o ato sexual, a aranha deixa intencionalmente uma de suas duas genitálias dentro da fêmea, na tentativa de impedi-la de ficar grávida de outros machos. Esta estratégia de indução muitas vezes compensa: eles têm três vezes mais chances de se tornarem papais. Ou seja, conquistar uma fêmea virgem pode resultar em mais ovos e filhotes.
Os pesquisadores também dizem que a exigência masculina pode vir do fato que as fêmeas virgens enviam um químico, chamado feromônio, no ar, que alerta o macho da sua castidade. Este sinal é “desligado” após o acasalamento. Ainda assim, como a fêmea tem dois dutos, ela pode não ser de todo virgem. Os machos, aparentemente, não conseguem saber se um de seus dois dutos já foi utilizado.
No entanto, os cientistas observaram que os machos não acasalam com qualquer virgem, indiscriminadamente. Por exemplo, os machos podem detectar se uma parceira em potencial é na verdade uma das suas irmãs. Neste caso, eles preferem passar a oportunidade.
Em um experimento em que irmãos foram postos juntos, quando aconteceu de um macho ter relações sexuais com a irmã, ele copulou por um curto período de tempo, diminuindo o risco de ser devorado, e aumentando a chance de acasalamento mais tarde com uma mulher mais reprodutivamente compatível.
Os cientistas suspeitam que a relação entre os irmãos não ocorre normalmente na natureza, e que os machos fazem suas escolhas.
Segundo os pesquisadores, os resultados do estudo mostram uma inusitada batalha entre os sexos no reino animal. Normalmente, o sexo masculino tem um grande número de espermatozóides, e o macho é mais ilimitado em fertilização. Isso não acontece com essas aranhas, entretanto. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...