Science World está de volta

O nosso e vosso blogue "Science World" está de volta e melhor do que nunca.

E se todas as Pessoas na Terra saltassem ao mesmo tempo?

Há cerca de 7 mil milhões de pessoas na Terra com um peso aproximado de 363 mil milhões de quilos. Dados estes factos já certamente pensou se todas as pessoas do Mundo saltassem ao mesmo tempo, o que aconteceria?

Por que não nos lembramos de quando éramos bebês?

É consenso entre os especialistas que os primeiros anos de vida são fundamentais na formação de cada indivíduo, mas apesar da importância que eles têm, não é possível lembrar do que vivemos antes de completar 30 meses, ou dois anos e meio de idade. Então porque é que isto acontece?

Quando tempo podemos viver sem água?

É impressionante as várias capacidades do Homem mas este têm necessidades básicas, comida, ar e água são algumas delas, usando a regra dos três dos especialistas de sobrevivência é muito fácil saber quanto tempo podemos passar sem estas necessidades básicas.

Macrófagos injetados no cérebro podem combater progressão de Alzheimer

Um grupo de pesquisadores da Charité – universidades alemãs de Berlim e de Freiburg – foi capaz de documentar pela primeira vez como o sistema imunológico pode combater até mesmo a progressão da doença de Alzheimer.

sábado, 23 de outubro de 2010

Posted by Science World On sábado, outubro 23, 2010 0 comentários

O mais pequeno vertebrado do mundo

O animal vertebrado mais pequeno do mundo foi descoberto na ilha de Samatra, na Indonésia. O «recordista» é um peixe com 7,9 milímetros de comprimento.

O «Paedocypris progenetica» é um peixe da família da carpa mas de dimensões muito mais reduzidas. Os espécimes adultos medem entre 7,9 e 8.6 milímetros de comprimento, consoante se tratem de fêmeas ou machos.

Apesar do seu tamanho minúsculo, o peixe possui barbatanas pélvicas com músculos excepcionalmente grandes que usa para agarrar a fêmea durante o acasalamento, asseguram os investigadores.

Os «Paedocypris progenetica» caracterizam-se ainda por ter um corpo transparente, quando adultos, o que lhes dá a aparência de uma larva, e por viverem em águas escuras, cem vezes mais ácidas do que a água da chuva.

A escassez de alimentos não parece preocupar estes espécimes que, dado o seu tamanho, se saciam com uma pequena quantidade de plâncton. Os investigadores acreditam que com a destruição do seu habitat já se tenham perdido várias populações deste tipo de peixes, mas acalentam a esperança de ainda terem tempo para investigar mais sobre a espécie.

Posted by Science World On sábado, outubro 23, 2010 0 comentários

Curiosidades Animais sobre o Sono!!

Sono


- As moscas domésticas nascem de madrugada e morrem 24 horas depois. Por isso, nunca dormem.

- As formigas entram num estado de letargia mas continuam sempre alerta para enfrentar os perigos.
- O albatroz passa a maior parte do tempo a voar e dorme em pleno voo, sustentado pelo vento do mar.
- As corujas dormem de dia porque são nictalopes, ou seja, os seus olhos não aguentam a claridade.

 
 

Posted by Science World On sábado, outubro 23, 2010 0 comentários

10 Alimentos Para Viver Mais

AVEIA

Ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL. Ganhou o selo de redutor do risco de doenças cardíacas da FDA, agência americana de controle de alimentos e remédios.
Quantidade recomendada: 40 gramas por dia de farelo ou 60 gramas da farinha.

ALHO

Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL. Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos.
Quantidade recomendada: um dente por dia (para diminuir o colesterol e a pressão arterial).

AZEITE DE OLIVA

Auxilia na redução do LDL. Sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração.
Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia ou uma colher (de sopa rasa).

CASTANHA-DO-PARÁ

Assim como noz, pistache e amêndoa, auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de redutora de doenças cardiovasculares da FDA.
Quantidade recomendada: 30 gramas por dia ou de cinco a seis unidades.

CHÁ VERDE

Auxilia na prevenção de tumores malignos. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade.
Quantidade recomendada: de quatro a seis xícaras por dia (para reduzir os riscos de gastrite e câncer no esôfago).

MAÇÃ

Ajuda a prevenir tumores malignos, diz o médico Michael Roizen. O consumo regular de frutas variadas auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sangüínea, além de evitar doenças oculares como catarata.
Quantidade recomendada: cinco porções de frutas por dia.

PEIXES

Os peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, são poderosos aliados na prevenção de infartos e derrames. Estudos indicam também que reduzem dores de artrite, melhoram a depressão e protegem o cérebro contra doenças como o mal de Alzheimer.
Quantidade recomendada: pelo menos 180 gramas por semana (para reduzir o risco de doenças cardiovasculares).

SOJA

Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo a FDA. Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol ruim em mais de 10%. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon.
Quantidade recomendada: 150 gramas de grão de soja por dia, o equivalente a uma xícara de chá (para reduzir o colesterol).

TOMATE

Auxilia na prevenção do câncer de próstata.
Quantidade recomendada: uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia.

VINHO TINTO

A uva vermelha, presente no vinho ou no suco, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração.
Quantidade recomendada: dois copos de suco de uva ou uma taça de vinho tinto por dia.
* As quantidades de alimentos indicadas se referem apenas à prevenção das doenças especificadas. A dosagem ideal para o combate das demais ainda não foi identificada pelos pesquisadores.

Posted by Science World On sábado, outubro 23, 2010 0 comentários

Será que a Muralha da China pode mesmo ser vista do espaço?

“A Grande Muralha da China é a única obra humana que pode ser vista do espaço a olho nu.” Tudo isso foi por água abaixo quando em 2004, o primeiro astronauta chinês a ficar em órbita na Terra, Yang Liwei, declarou que a Muralha da China não era visível naquelas condições.
NASA anunciou que o que eles achavam que fosse a construção era, na verdade, o traçado de um rio entre as montanhas, tendo reconhecido publica e oficialmente que a Grande Muralha da China não é visível do espaço sem ajuda de aparelhos.
Aliás, segundo a Academia de Ciências da China (ACC), outras grandes obras, como as pirâmides do Egito ou até mesmo a hidrelétrica de Itaipu podem ser vistas do espaço de acordo com alguns fatores: as condições atmosféricas, a capacidade de interpretar as estruturas vistas da órbita terrestre e, obviamente, a localização do observador.

Posted by Science World On sábado, outubro 23, 2010 1 comentários

Porque é que os chineses têm os Olhos "puxados"?

Na verdade os olhos dos orientais (e não exclusivamente dos japoneses, como também de chineses, coreanos, tailandeses, etc) não são “puxados” e sim a pálpebra é mais lisa, e não curva como nos olhos ocidentais. O sulco palpebral superior, geralmente bem definido e cerca de 7 mm acima da linha ciliar nos ocidentais, está ausente nos orientais.
Esse sulco torna-se mais evidente ao se abrir os olhos. Há nos orientais o aspecto amendoado com elevação do canto lateral. A pálpebra inferior é caracterizada por excesso de gordura orbital, gordura pré-tarsal (porção posterior) e excesso de pele na parte medial.
Essas características provavelmente decorreram de um processo de seleção natural, ja que os olhos orientais são mais adequados para proteção contra o frio rigoroso. Possivelmente as populações que conseguiram fixar residência ao leste do Himalaia primeiro tinha forte tendência nesse perfil, e que se manteve com o passar dos séculos.
Além disso, esse traço deve ter sido uma vantagem para os habitantes de regiões frias, pois sua função é parecida com a dos óculos dos esquiadores, que possuem um visor em forma de fenda para reduzir a luminosidade refletida pela neve. Isso parece lógico, já que os mongolóides, que têm essa característica, surgiram de uma área gelada no norte da Ásia, há cerca de 10 mil anos. Como a imensidão branca das regiões frias reflete muito a luz solar que chega à superfície, quem mora nesses lugares pode ter problema de vista a longo prazo – desde cegueira momentânea até certos transtornos de retina -, o que explicaria a predominância dos olhos puxados na seleção natural.
Há diferenças entre os diferentes padrões (chineses, coreanos, japoneses) mas que são sutis para os olhos ocidentais.

Posted by Science World On sábado, outubro 23, 2010 0 comentários

Conheça os dois Maiores Buracos Artificiais do Mundo

Dois lugares do planeta disputam o posto de possuirem o maior buraco artificial do mundo. Nenhum deles têm qualquer objetivo científico ou participa de qualquer competição de escavação em profundidade. Ao contrário, seus proprietários perfuram centenas de metros abaixo da crosta terrestre com um único objetivo: fazer dinheiro.


Situados em lugares diferentes do mundo, os dois buracos têm características bem diferentes. Um se parece com uma obra de engenharia. É simétrico, de linhas projetadas e visivelmente técnico. Tudo parece exacto. O outro, ao contrário, se parece mais com uma escavação a céu aberto, onde as milhares de toneladas de terra extraídas diariamente são jogadas de lado, sem cuidado aparente.

Mirna, Sibéria
O primeiro desses buracos gigantes se localiza na Rússia e é considerado por muitos, inclusive fora do país, como o maior buraco do mundo. Seu diâmetro é de 1.25 quilômetros e sua profundidade de 525 metros. Situado no leste da Sibéria, próximo à cidade de Mirna, o gigantesco túnel vertical é uma das maiores minas de diamente do mundo.






A diferença de pressão barométrica existente entre o fundo da mina e sua saída, foi responsável por diversos acidentes com helicópteros e aviões de pequeno porte, que foram literalmente sugados para dentro do buraco. Atualmente os vôos sobre a mina são expressamente proibidos.



Para se ter uma idéia da profundidade do buraco russo, um caminhão leva em média 2 horas para descer até sua base. Em sua jornada utiliza uma estrada em formato de caracol que contorna as paredes do buraco. Por se localizar em uma área muito fria, ligeiramente abaixo do círculo polar Ártico, a temperatura no interior da mina é da ordem -45ºC.

Utah, EUA
O segundo buraco se encontra nos Estados Unidos e é considerado, ao menos pelos norte-americanos, como o maior buraco da face da Terra. Situada no Estado de Utah, a mina de cobre de Kennecott's Bingham tem, segundo seus proprietários, nada menos que 4 mil metros de diâmetro por 1200 metros de profundidade e desde sua história, já retirou de dentro da terra pelo menos 17 milhões de toneladas de cobre. A mina é tão grande que pode ser vista facilmente da Estação Espacial Internacional, ISS, quando cruza os EUA.






Em busca do precioso metal, a mina continua sendo escavada, e até 2015 terá 1360 metros de profundidade.
Na mina de cobre dos EUA tudo parece gigante. Para o transporte do material de dentro das escavações são usados caminhões especiais, como o mostrado abaixo. Em cada viagem, cada um deles carrega aproximadamente 300 toneladas de material e de acordo com o fabricante, cada pneu custa o equivalente a 25 mil dólares. Repare, na foto acima, os diversos caminhões dentro do gigantesco buraco !



Qual é o maior buraco Artifial do Mundo?

Comparando-se os dois buracos, nota-se claramente que existe uma grande diferença de estilos. O russo parece mais organizados em seu objetivo e escavaram um túnel bem formatado, em sentido vertical. Ao contrário, os americanos parecem abrir uma espécie de cânion artificial sem fim. A decisão é sua. Afinal, qual o maior buraco artificial do mundo?


Posted by Science World On sábado, outubro 23, 2010 0 comentários

Porque é que piscamos?



Na realidade, o provérbio "num piscar de olhos" dura apenas um décimo de segundo, mas isso é todo o tempo necessário para remover as partículas de poeira e fluidos lubrificantes espalhados por todo o globo ocular. Toda vez que você piscar, as pálpebras espalham um coquetel de óleos e secreções mucosas em toda a superfície do olho para impedir globo ocular de secar. Piscando os olhos também mantém a salvo de estímulos potencialmente prejudiciais, tais como luzes brilhantes e corpos estranhos, como poeira.
Então por que é que você não vê o mundo mergulhado na escuridão a cada dois a dez segundos? Os cientistas descobriram que o cérebro humano tem um talento para ignorar o apagão momentâneo. O próprio acto de piscar suprime a atividade em várias áreas do cérebro responsáveis pela detecção de alterações ambientais, de modo que você experimentar o mundo como contínuo.

Posted by Science World On sábado, outubro 23, 2010 0 comentários

Porque onças são pintadas e outros grandes felinos não?


Onças e leopardos têm seu pêlo todo pintado – e isso não acontece, obviamente, para atrair a caça ilegal. A sugestão mais aceita pelo motivo do pelo pintado dos bichos é que, com ele, é mais fácil se camuflar para conseguir atacar suas presas mais facilmente, entre árvores e florestas cheias de sombras.
Mas então porque o puma, leões e outros grandes felinos também não apresentam a “estampa”?
Pesquisadores da Universidade de Bristol desenvolveram um modelo matemático que parece ligar a existência (ou não) de manchas no pêlo dos felinos com seus hábitos. O modelo sugere que, quanto mais denso é o habitat do bicho, maiores são as chances deles apresentarem os padrões em seus pêlos – isso explicaria o caso da nossa onça e da jaguatirica, por exemplo. Os bichos que habitam planícies, como leões e pumas, que tem uma vegetação mais baixa ou apresentam o pêlo liso ou com manchas muito pequenas.
A análise mostra como os bichos se adaptam para seus ambientes e que essa adaptação pode acontecer muito rápido.
Basicamente, isso explica porque existem leopardos negros (que seriam as panteras negras) e não existem leões ou chitas de pelagem tão escura. Os leopardos vivem em uma enorme variedade de habitats, e, sendo assim,  teriam uma variedade de coloração maior do que os leões ou chitas.
No entanto ainda há muitas questões a serem respondidas – por exemplo, porque os tigres são a única espécie a apresentar listras? Já foi sugerido que as listras da zebra, na verdade, não servem de camuflagem, mas sim de repelente para insetos. 

Posted by Science World On sábado, outubro 23, 2010 0 comentários

Animais também podem ter experiências espirituais



Se você já teve visões, sensações fora do corpo ou coisas do tipo, seu cachorro também pode ter tido. De acordo com um proeminente neurologista que analisou os processos da sensação espiritual por mais de três décadas, animais, e não apenas pessoas, podem ter experiências espirituais.
Pesquisas sugerem que tais experiências têm origem em áreas primitivas do cérebro humano, compartilhadas por outros animais com estruturas cerebrais parecidas com as nossas. O desafio, é claro, está em provar as experiências espirituais dos animais.
“Uma vez que só os seres humanos são capazes de comunicar através da linguagem a riqueza da experiência espiritual, é pouco provável que venhamos a ter certeza sobre o que um animal experimenta subjetivamente”, disse o professor de Neurologia na Universidade de Kentucky e autor do livro “A Porta Espiritual no Cérebro” (The Spiritual Doorway in the Brain), Kevin Nelson, segundo o Discovery News. O livro deve ser lançado em janeiro de 2011.
De acordo com Nelson, apesar da limitação, é razoável imaginar que os animais também sejam capazes de experiências espirituais, uma vez que as áreas mais primitivas do nosso cérebro por acaso são as relacionadas ao espiritual
A descoberta parte de uma pesquisa com humanos que vem sendo publicada em muitos periódicos conceituados. Um estudo de Neurologia, por exemplo, estabeleceu que as experiências fora do corpo em seres humanos provavelmente são causadas pelo sistema de excitação do cérebro, que regula diferentes estados de consciência. “Nos humanos, sabemos que se rompermos as regiões cerebrais onde visão, coordenação motora, orientação no sistema gravitacional da Terra e noção da posição do corpo todas juntas, as experiências fora do corpo podem ser causadas literalmente pelo toque de um botão”, disse Nelson. “Não há absolutamente nenhuma razão para acreditarmos que isso seja diferente no cérebro de um cachorro, gato ou primata”.
O professor acredita que outros mamíferos também tenham experiências de quase-morte como aquelas relatadas por alguns humanos, que costumam dizer terem visto uma luz e sentido como se estivessem se movendo em um túnel. Esse fenômeno é causado pela susceptibilidade dos olhos ao baixo fluxo sanguíneo que ocorre durante um desmaio ou parada cardíaca. Conforme o fluxo de sangue diminui, a visão periférica é a primeira a falhar. “Não há motivo para crer que com os animais seja diferente”, disse Nelson. “Como esse túnel é para eles é outra questão”.
Já o aspecto luminoso da experiência de quase-morte poderia ser explicado por uma ocorrência de REM (Rapid Eye Moviment – movimento rápido de olhos) conscientemente. “Na verdade, a ligação entre REM e a crise fisiológica que causa a sensação de quase-morte é mais forte nos animais, como gatos e ratos, que podem ser estudados em laboratório”, afirma Nelson.
Experiências místicas – momentos inspirados por um senso de mistério e espanto – surgem dentro do sistema límbico. Quando partes específicas desse sistema são removidas dos cérebros dos animais, drogas alucinógenas como o LSD não fazem efeito. Uma vez que outros animais, como os primatas, cavalos, gatos e cachorros também possuem estruturas cerebrais similares, é possível que eles também experimentem momentos místicos, e podem até ter um senso de unicidade espiritual, de acordo com Nelson.
Marc Bekoff, professor de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade de Colorado, também acredita que os animais tenham experiências espirituais, que ele define como sendo não-materiais, intangíveis, instrospectivas e comparáveis às que os humanos têm.
Tanto ele quanto a primatologista Jane Godall têm observado chimpanzés dançando com total despreocupação em quedas d’água que surgem após fortes chuvas. Alguns dos chimpanzés até parecem dançar em um estado de transe, como alguns humanos fazem em rituais religiosos e culturais. Godall se perguntou se seria possível que por trás dessas performances dos chimpanzés estejam sentimentos como admiração e reverência. “Depois de uma exibição na queda d’água, o intérprete pode sentar em uma rocha, seus olhos acompanhando a água caindo. O que é isto? Tem a ver com essa água?”, questiona.
“Talvez muitos animais participem de rituais assim, mas ainda não fomos sortudos o bastante para vê-los”, escreveu Berkoff em um relato para a Psychology Today. “Por enquanto, vamos manter a porta aberta à ideia de que os animais possam ser seres espirituais e vamos considerar a evidência para essa afirmação”, acrescentou. “Rasa como é, a evidência disponível diz, ‘sim, animais podem ter experiências espirituais’, e precisamos conduzir novos estudos e discussões interdisciplinares antes de dizer se os animais podem ou não experimentar a espiritualidade”. 

Posted by Science World On sábado, outubro 23, 2010 0 comentários

Criado “elixir” que aumenta a expectativa de vida – pelo menos para ratos


Esqueça a pedra filosofal que dá vida eterna, a fonte de juventude ou afins. Cientistas descobriram a mistura perfeita para tornar a vida mais longa – caso você seja um rato. O coquetel de aminoácidos – componentes das proteínas – aumenta a longevidade de ratos em 12%. Os investigadores acreditam que a descoberta também pode beneficiar os seres humanos, especialmente idosos ou doentes.
Em experimentos de laboratório, ratos saudáveis de meia idade do sexo masculino receberam água potável fortalecida três aminoácidos específicos. Os animais foram significativamente mais longevos do que outros ratos alimentados com uma dieta normal.
A expectativa média de vida entre os selecionados foi de 869 dias, em comparação com 774 dias dentre os ratos não tratados – uma diferença de 12%. A maior sobrevida foi acompanhada por mudanças biológicas que aumentou a oferta de energia para as células e reduziu o dano causado por moléculas destrutivas chamadas de radicais livres. Os ratos tratados tiveram mais resistência muscular e melhora na coordenação.
“Esta é a primeira demonstração de que uma mistura de aminoácidos pode aumentar a sobrevida em camundongos”, constatou o líder do estudo Enzo Nisoli, da Universidade de Milão, na Itália.
As novas descobertas levantam a possibilidade de suplementos de aminoácidos que beneficiam os seres humanos. Os cientistas apontam que os ratos estudados não apenas viveram mais, como também se mantiveram saudáveis. Eles acreditam que os aminoácidos podem ser especialmente úteis para as pessoas com insuficiência cardíaca, doença pulmonar crônica ou outras condições caracterizadas por baixos níveis de energia.
Os camundongos que receberam os três aminoácidos produziram maior número de mitocôndria – a fonte produtora de energia das células – em seu coração e nos músculos. Eles também mostraram aumento da atividade de SIRT1, um gene de longevidade bem conhecido.
No relatório, os cientistas concluem: “Nosso estudo oferece uma justificativa para explorar profundamente o papel dos aminoácidos na prevenção e no controle de doenças relacionadas à idade nos seres humanos”. 

Posted by Science World On sábado, outubro 23, 2010 1 comentários

Eco-porco: um suíno que excreta menos poluentes


Depois de milho transgênico e soja geneticamente modificada, a moda é o bio-porco. A ideia é mudar os genes dos animais para que eles eliminem menos fósforo nas suas fezes. As células dos porcos, assim como as de todos os bichos, necessitam de fósforo para fazer o DNA, construir membranas celulares e transportar energia. Porém, esses mamíferos não são capazes de digerir o fitato – uma molécula pesada de fósforo – em grãos, apesar das tentativas dos agricultores em fortificar alimentos para suínos. Assim, o fósforo excretado pelos porcos (quase tudo que eles comem) acaba sendo levado para o oceano, onde vira alimento de algas e bactérias que criam “zonas mortas” de oxigênio – um grande assassino da fauna marinha.
O bio-porco é o primeiro suíno capaz de digerir o fitato por conta própria. O projeto começou uma década atrás, quando Cecil Forsberg, biólogo da Universidade de Guelph, em Ontário, Canadá, modificou porcos geneticamente para que as suas glândulas salivares secretassem fitase. Isso permitiu que os porcos, agora em sua oitava geração, obtivessem fosfato sozinhos, a partir de grãos, e excretassem cerca de 40% menos fosfato.
Transformar os rebanhos em eco-porcos vai ser caro para os agricultores, diz Forsberg, mas a longo prazo a economia de suplementos vai economizar US$ 1,75 por suíno anualmente – uma bolada para uma fazenda de 100 mil suínos. O biólogo tem pedido permissão ao Departamento de Agricultura dos EUA e do Canadá para servir a carne dos suínos modificados. “Infelizmente, é ilegal fazermos testes alimentares neste momento, apesar da tentação”, diz. “Mas espero que tenham gosto muito bom”.

Posted by Science World On sábado, outubro 23, 2010 0 comentários

7 Formas de vida ultra-resistentes


Desde bactérias que sobrevivem no interior de rochas a micróbios que suportam o calor extremo – a mãe natureza mostra que não há limites para a vida. Isso mostra não só como a vida na Terra é resistente, mas como poderíamos, facilmente, encontrar outras formas de vida em lugares inóspitos no espaço.
Conheça algumas espécies incríveis:
1. DUNALIELLA ALGAE
Alguns organismos, como o Dunaliella algae, podem sobreviver sem uma gota de água por perto. Esses micróbios vivem no deserto do Atacama, no Chile. Apesar de viverem no lugar mais seco do mundo, eles se agarram a teias de aranhas e consomem o orvalho esparso que fica preso nelas.
2. HIPERTERMÓFILOS
Essas espécies conseguem sobreviver em ambientes extremamente quentes. O gênero Aquifex de bactérias, por exemplo, foi encontrado no parque Yellowstone nas termas. Lá a temperatura alcança 96 graus Celsius.
3. THERMOCOCCUS
Thermococcus é um micróbio tão resistente e incrível que, até pouco tempo atrás, achava-se que a reação química produzida por ele não era capaz de sustentar vida – afinal ele, basicamente, não usa energia. Além disso, ele é capaz de suportar temperaturas altíssimas, insuportáveis para outros seres vivos.
4. HALOBACTERIUM HALOBIUM
Essas criaturas conseguem suportar níveis de sódio (sal) que seriam insuportáveis para outros organismos. Essa bactéria evoluiu de forma a suportar ambientes com uma concentração de sal dez vezes maior do que a do mar.
5. PSICROPHILES
Alguns micróbios encontrados no gelo polar e nas profundezas do oceano podem suportar temperaturas de -15 graus Celsius. Outras espécies, como fungos, algas e bactérias contêm enzimas que foram adaptadas para funcionar a essas temperaturas extremas.
6. DEINOCOCCUS RADIODURANS
Essa espécie de bactéria consegue suportar altos níveis de radiação. Por exemplo, um humano suportar até o nível 10. Já essa bactéria suporta até 15 mil (a barata, a nível de curiosidade, suporta até 1000). Ela também é conhecida por suportar frio, desidratação, vácuo e ácidos. O Guinness considera aDeinococcus a bactéria mais durona e resistente que conhecemos.
7. ENDOLITOS
São organismos que vivem dentro de pedras e outros lugares que são considerados impermeáveis (como os poros de conchas). Foram encontrados até 3 km abaixo da superfície da Terra e há indicações de que eles podem agüentar viver em profundezas ainda maiores. A água é rara nessa parte da Terra, mas alguns estudos sugerem que esses organismos podem se alimentar de ferro, potássio e enxofre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...