Science World está de volta

O nosso e vosso blogue "Science World" está de volta e melhor do que nunca.

E se todas as Pessoas na Terra saltassem ao mesmo tempo?

Há cerca de 7 mil milhões de pessoas na Terra com um peso aproximado de 363 mil milhões de quilos. Dados estes factos já certamente pensou se todas as pessoas do Mundo saltassem ao mesmo tempo, o que aconteceria?

Por que não nos lembramos de quando éramos bebês?

É consenso entre os especialistas que os primeiros anos de vida são fundamentais na formação de cada indivíduo, mas apesar da importância que eles têm, não é possível lembrar do que vivemos antes de completar 30 meses, ou dois anos e meio de idade. Então porque é que isto acontece?

Quando tempo podemos viver sem água?

É impressionante as várias capacidades do Homem mas este têm necessidades básicas, comida, ar e água são algumas delas, usando a regra dos três dos especialistas de sobrevivência é muito fácil saber quanto tempo podemos passar sem estas necessidades básicas.

Macrófagos injetados no cérebro podem combater progressão de Alzheimer

Um grupo de pesquisadores da Charité – universidades alemãs de Berlim e de Freiburg – foi capaz de documentar pela primeira vez como o sistema imunológico pode combater até mesmo a progressão da doença de Alzheimer.

sábado, 13 de novembro de 2010

Posted by Science World On sábado, novembro 13, 2010 0 comentários

Controlo remoto


Os automóveis eléctricos estão a promover a ligação com outros meios, entre eles o telemóvel, mais precisamente os smartphones. A ideia é simples e dá resposta a uma real necessidade, não se limita a mais uma aplicação lúdica. Através do seu telefone, o condutor tem acesso ao estado de carga das baterias do seu automóvel eléctrico e aos quilómetros de autonomia respectivos. É também possível localizar, através de uma interligação com o Google, quais são os postos de recarga das baterias que estão no raio de acção do automóvel, dada a carga que dispõem no momento. O condutor pode aproveitar esta funcionalidade para localizar pontos de interesse dentro da autonomia efectiva do automóvel e ainda obter outros dados relativos ao estado da viatura. Por exemplo a temperatura interior. Isto porque é possível, através do smartphone, programar a ligação do sistema de ar condicionado de forma a que, quando o condutor chega ao automóvel, o habitáculo já está à temperatura desejada, permitindo assim poupar energia, pois o processo de arrefecimento pode ser feito mais lentamente, consumindo menos energia das baterias. Numa fase mais avançada, o condutor poderá mesmo programar os tempos de recarga das baterias, de acordo com variáveis como o preço da energia a cada hora. O telemóvel passa assim a funcionar como um controlo remoto de algumas funções essenciais do automóvel eléctrico, ajudando a planificar as deslocações diárias sem necessidade de se estar fisicamente perto do carro.

California dreams
Grande parte das tecnologias de interligação entre várias indústrias, neste caso entre os automóveis e as telecomunicações, estão neste momento a nascer em estúdios localizados na Califórnia. A concentração de departamentos de I&D das mais variadas áreas e de universidades particularmente activas cria o ambiente perfeito para a identificação de novas tendências e para o estudo, avaliação e aplicação de novas tecnologias. A transferência de tecnologia é uma realidade que está a tornar a Califórnia numa verdadeira marca, no que diz respeito a ideias de vanguarda e à sua integração. A atitude é fazer protótipos e colocá-los o mais depressa possível no mercado, evitando tempos de desenvolvimento infinitos.

Auto-disciplina
Um dos grandes problemas na utilização diária de um automóvel eléctrico vai ser a auto-disciplina a que obriga, para que a sua utilização não termine numa rua escura, a meio da noite, com as baterias a zero. Os condutores de automóveis eléctricos vão ser obrigados a planear os tempos de recarga das baterias e os trajectos que podem fazer entre cada duas recargas. A aplicação para smart phone facilita em muito esta nova tarefa, que perde um pouco da ansiedade que, de outro modo, seria inevitável. A gestão da energia das baterias do automóvel eléctrico será assim mais fácil e mais rentável, pois deverá ser possível gerir os fluxos de energia entre o carro e a rede eléctrica pública, nos dois sentidos. É bem possível que, num carro estacionado durante vários dias, por exemplo durante a ausência do condutor, as baterias possam acumular energia eléctrica durante a noite para a devolver (vender) à rede pública durante o dia, contribuindo para estabilizar a energia na rede pública e dando ainda algum lucro ao seu proprietário. Tudo isso poderá ser controlado à distância.

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