sábado, 13 de novembro de 2010

Controlo remoto

Posted by Science World On sábado, novembro 13, 2010 0 comentários


Os automóveis eléctricos estão a promover a ligação com outros meios, entre eles o telemóvel, mais precisamente os smartphones. A ideia é simples e dá resposta a uma real necessidade, não se limita a mais uma aplicação lúdica. Através do seu telefone, o condutor tem acesso ao estado de carga das baterias do seu automóvel eléctrico e aos quilómetros de autonomia respectivos. É também possível localizar, através de uma interligação com o Google, quais são os postos de recarga das baterias que estão no raio de acção do automóvel, dada a carga que dispõem no momento. O condutor pode aproveitar esta funcionalidade para localizar pontos de interesse dentro da autonomia efectiva do automóvel e ainda obter outros dados relativos ao estado da viatura. Por exemplo a temperatura interior. Isto porque é possível, através do smartphone, programar a ligação do sistema de ar condicionado de forma a que, quando o condutor chega ao automóvel, o habitáculo já está à temperatura desejada, permitindo assim poupar energia, pois o processo de arrefecimento pode ser feito mais lentamente, consumindo menos energia das baterias. Numa fase mais avançada, o condutor poderá mesmo programar os tempos de recarga das baterias, de acordo com variáveis como o preço da energia a cada hora. O telemóvel passa assim a funcionar como um controlo remoto de algumas funções essenciais do automóvel eléctrico, ajudando a planificar as deslocações diárias sem necessidade de se estar fisicamente perto do carro.

California dreams
Grande parte das tecnologias de interligação entre várias indústrias, neste caso entre os automóveis e as telecomunicações, estão neste momento a nascer em estúdios localizados na Califórnia. A concentração de departamentos de I&D das mais variadas áreas e de universidades particularmente activas cria o ambiente perfeito para a identificação de novas tendências e para o estudo, avaliação e aplicação de novas tecnologias. A transferência de tecnologia é uma realidade que está a tornar a Califórnia numa verdadeira marca, no que diz respeito a ideias de vanguarda e à sua integração. A atitude é fazer protótipos e colocá-los o mais depressa possível no mercado, evitando tempos de desenvolvimento infinitos.

Auto-disciplina
Um dos grandes problemas na utilização diária de um automóvel eléctrico vai ser a auto-disciplina a que obriga, para que a sua utilização não termine numa rua escura, a meio da noite, com as baterias a zero. Os condutores de automóveis eléctricos vão ser obrigados a planear os tempos de recarga das baterias e os trajectos que podem fazer entre cada duas recargas. A aplicação para smart phone facilita em muito esta nova tarefa, que perde um pouco da ansiedade que, de outro modo, seria inevitável. A gestão da energia das baterias do automóvel eléctrico será assim mais fácil e mais rentável, pois deverá ser possível gerir os fluxos de energia entre o carro e a rede eléctrica pública, nos dois sentidos. É bem possível que, num carro estacionado durante vários dias, por exemplo durante a ausência do condutor, as baterias possam acumular energia eléctrica durante a noite para a devolver (vender) à rede pública durante o dia, contribuindo para estabilizar a energia na rede pública e dando ainda algum lucro ao seu proprietário. Tudo isso poderá ser controlado à distância.

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